segunda-feira, 9 de julho de 2018

Language Reflection


Proficiency exams- Exames de Proficiência

Os exames de proficiência são provas desenvolvidas por renomadas universidades estrangeiras com a finalidade de comprovar o nível de proficiência em inglês de alunos do mundo todo. As vantagens em se obter um certificado de proficiência são inúmeras: oportunidades de intercâmbio; trabalho no exterior; um currículo mais competitivo; ou até mesmo satisfação pessoal. Os certificados mais comuns hoje em dia são o TOEFL, IELTS e os exames de Cambridge (PET, KET, FCE, CAE, CPE). 


TOEFL (Test of English as a Foreign Language)

O TOEFL é o exame mais conhecido, desenvolvido por universidades americanas e, por consequência, o exame que geralmente é exigido para a realização de intercâmbios nos Estados Unidos. Hoje em dia existem dois tipos de TOEFL, o iBT (Internet Based Test) e o ITP (Institutional Testing Program). No iBT o candidato é avaliado nas habilidades de speaking, reading, listening writing, enquanto que no ITP ele não é avaliado em relação à produção oral. O TOEFL tem a validade de dois anos. Através do TOEFL o aluno pode ser classificado dentre os níveis A2 e C1. Para maiores informações, visite o site oficial do TOEFL clicando aqui.

IELTS (International English Language Testing System)

O IELTS é o segundo exame mais procurado por estudantes da língua inglesa. Ele também tem um foco acadêmico, sendo aceito pela maior parte das universidades estrangeiras, mas, ao contrário do TOEFL, foi desenvolvido por instituições britânicas. Ele também possui duas modalidades: uma para candidatos interessados em oportunidades acadêmicas, e outra para candidatos que querem apenas um certificado para fins pessoais. O candidato é testado dentro das quatro habilidades, speaking, reading, listening e writing, e recebe uma nota entre 0 e 9, que o situa dentre os níveis A1 e C2. O IELTS não tem prazo de validade, mas a maioria das instituições segue a recomendação de não aceitá-lo após o prazo de dois anos. Saiba mais clicando aqui

Exames de Cambridge:

Os exames de Cambridge também são aceitos pela maior parte das universidades de língua inglesa, embora seja mais frequentemente aceito na Europa do que nos Estados Unidos e, muitas vezes, mais utilizados para situações profissionais do que acadêmicas. Os seus exames se diferenciam do TOEFL e do IELTS por serem divididos em níveis de acordo com o CEF. Sendo assim, o candidato faz uma prova direcionada ao seu nível de inglês, e não uma prova geral que avalia todos os níveis ao mesmo tempo. A imagem abaixo ilustra os diferentes exames e os seus níveis do CEF correspondentes. O YLE é para crianças e não tem nota. Do KET ao CPE o candidato aprovado recebe uma nota, A (+ 80%), B (75-79%) ou C (60-74%). Os exames de Cambridge não tem prazo de validade.


Cambridge também oferece os exames KET, PET e FCE na versão "for schools", o que significa que as provas, embora tenham o mesmo grau de dificuldade das regulares, possuem assuntos mais acessíveis à realidade de jovens candidatos. Além disso, Cambridge oferece alguns exames desenvolvidos para inglês de negócios (BEC, BULATS), inglês na área de direito (ILEC) e na área de finanças (ICFE). Confira as possibilidades no quadro abaixo. 


Saiba mais sobre os exames de Cambridge visitando o site oficial.

Confira abaixo uma tabela comparativa com diversos exames de proficiência em inglês e os respectivos níveis avaliados. 



(Source: http://marifquintela.wixsite.com/aulasdeingles/exames-de-proficincia)